Entendendo o Beta hCG

O Beta HCG é um hormônio produzido pelo trofoblasto — estrutura que dará origem à placenta –, ele atua na implantação do embrião, além de ter um papel preponderante na manutenção da gestação. Também conhecido pelo nome gonadotrofina coriônica humana.

A Gonadotrofina coriônica é produzida pelo trofoblasto consegue alcançar a corrente sanguínea, sendo possível sua detecção por exames laboratoriais.

O Beta hCG vai aumentando conforme o desenvolvime

nto da placenta e do embrião. Nas primeiras semanas de gestação os níveis de hCG dobram de 2 a 3 dias.

No primeiro mês da gestação se os níveis de hCG não tiverem um nítido aumento, é possível que haja algo de errado, como inviabilidade fetal ou gravidez ectópica (gravidez em que o óvulo fecundado implanta-se fora do útero.

 

COMO INTERPRETAR OS VALORES DO BETA HCG

Os testes de gravidez de urina não estabelecem o diagnóstico definitivo de gravidez. Mesmo quando eles apresentam resultados positivos, é preciso confirmar o resultado através do exame de sangue, que é o teste de gravidez mais confiável.

A maioria dos exames de sangue conseguem detectar níveis mínimos de BhCG de 5 mUI/ml, porém já existem testes supersensíveis que detectam a presença de até 1 mUI/ml.

BETA HCG

 FALSO NEGATIVO

Existem casos um exame Beta hCG ser um falso negativo, o que significa que o exame pode ter sido realizado precocemente. Para mulheres que estão em tratamento de reprodução assistida, quando a transferência do embrião ocorre em estágio D3, geralmente colhe-se o exame 14 dias após a transferência, já em caso de transferência em blastocistos o exame é colhido com 12 dias.

CASOS DE BETA hCG FALSO POSITIVO

Os casos de falso positivo são mais raros devido as técnicas atuais de detecção. Abaixo alguns exemplos:

  • Morte Fetal após a implantação do embrião no útero, neste caso pode ocorrer um falso positivo pois os níveis de Beta hCG podem continuar elevado, porém como houve um aborto não haverá desenvolvimento de gravidez.
  • Mulheres com idade próxima da menopausa podem apresentar um falso positivo, pois a hipófise, glândula presente no cérebro pode começar a secretar pequenas quantidades de hCG, elevando os níveis acima de 25 mIU/ml.

 

 

 

 

Postado em FIV

3 comentários em “Entendendo o Beta hCG

    1. Olá Solange, este valor de beta é positivo. Recomendamos que agende um ultrassom obstétrico para confirmação da gravidez!
      Parabéns pelo resultado!

Deixe um comentário