Etapas da Fertilização In Vitro (FIV)

No nosso primeiro post falamos sobre os valores dos medicamentos utilizados na Reprodução Assistida. Agora vou falar sobre como funciona as etapas de uma FIV (Fertilização In Vitro).

Confira abaixo:

Etapas da FIV

1ª Etapa – Ultrassom para avaliar a reserva ovariana + Medicações para crescimento dos óvulos:

A FIV é a técnica de reprodução assistida mais avançada, e a que produz as melhores taxas de sucesso, quando comparada às técnicas de baixa e média complexidade, como o coito programado e a inseminação intrauterina. Para se realizar este procedimento, a mulher deve receber diferentes tipos de medicamentos para estimulação ovariana, geralmente com maiores doses do que na baixa e média complexidade, para se obter um maior número de óvulos recrutados.

2ª Etapa – Amadurecimento dos óvulos:

Os folículos também têm seu crescimento acompanhado por ultrassonografia até que atinjam um diâmetro aproximado de 18 mm, e o endométrio, uma espessura superior a 7 mm. Quando isso ocorre, a paciente recebe uma última medicação (hCG), que termina o amadurecimento dos óvulos

3ª Etapa – Coleta dos Óvulos

Em seguida, a paciente será preparada para a coleta dos óvulos, é necessário um jejum de 8 horas, e no momento da capação a bexiga deve estar vazia. Nesse caso, é necessário a sedação profunda da paciente, o Centro Cirúrgico contará com anestesista, a médica e um auxiliar. Por meio de uma agulha conectada ao transdutor do ultrassom transvaginal e acopladas a um sistema de aspiração é realizada a captação dos óvulos. No laboratório, após a aspiração, os óvulos são separados, cultivados e classificados quanto à sua maturidade.

4ª Etapa – Coleta Espermatozóide

Na maioria das vezes a coleta do espermatozoide é realizada por masturbação. O paciente é direcionado para uma sala de coleta, totalmente exclusiva para que tenha sua privacidade preservada. Após a coleta, o sêmen é deixado em um recipiente  para posterior retirada do embriologista responsável.

5ª Etapa – FIV/ICSI

Após a captação dos óvulos e coleta dos espermatozoides, ambos são direcionados para o laboratório para preparo e submetidos ao processo de fertilização, que poderá ser realizada pela FIV clássica (quando se coloca os espermatozoides em contato com os óvulos e a fecundação ocorre naturalmente) ou pela ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide), que consiste na injeção de um espermatozoide dentro do óvulo

In-vitro fertilization (IVF) process, egg cells being fertilised by sperm outside of the womb

6ª Etapa Formação do Embrião

Após a FIV / ICSI os embriões serão formados e acompanhado o crescimento até o D 3 (3º dia de vida do embrião) ou até o D 5 (5º dia de vida ou fase de blastocistos).

CELULAS

7º Etapa – Transferência dos embriões para o útero

Os embriões são desenvolvidos e monitorados no laboratório. De dois a cinco dias após a fertilização são escolhidos os embriões de melhor qualidade, e assim o médico, o embriologista e o casal decidirão juntos quantos serão transferidos, todo o processo seguindo as regras da ética, de acordo com a idade e qualidade dos embriões.

Transferencia

Conselho Federal de Medicina (CFM), desde a resolução CFM nº 1.957/2010 (Normas Éticas para a Utilização das Técnicas de Reprodução Assistida), definiu:

“O número máximo de oócitos e embriões a serem transferidos para a receptora não pode ser superior a quatro. Em relação ao número de embriões a serem transferidos, são feitas as seguintes determinações:

Sem título

8ª Etapa – Confirmação

Após 14 dias da transferência dos embriões é feito um exame de de Beta HCG para confirmação da gravidez. Para resultado positivo, é feito um ultrassom para confirmação.

Espero que esse post tenha esclarecido a dúvidas de como funciona uma FIV.

Abraços,

Dra. Bruna Sesma Barreto

Um comentário em “Etapas da Fertilização In Vitro (FIV)

Deixe um comentário