Após a espera pelo nascimento do bebê, muitas dúvidas e inquietações surgem quando se trata dos primeiros cuidados com o bebê. Para os papais de primeira viagem, o primeiro banho é algo assustador, o medo de deixa-lo cair, já que seu corpinho ainda está bem molinho, é algo que atormenta os papais. Já na maternidade, ocorre o primeiro banho, que é para a retirada da sujicidade de restos de parto da cabeça do bebê
Preparamos algumas dicas para ajudar nessa etapa, que para muitos é a mais difícil:
- Prepare a banheira com água morna, pode ser de chuveiro, a quantidade ideal deve ser aquela que cubra o bebê até os ombros, em uma temperatura média de 37 graus.
- Antes de colocar o seu bebê em contato com a água, teste-a com a parte traseira de seu punho ou cotovelo. Essas áreas são mais sensíveis ao calor do que a sua mão.
- Ambiente quente, sem correntes de ar;
- Toalhas felpuda ou toalha fralda;
- Caso queira utilizar shampoo e sabonete, o recomendável é que se use os indicados para bebês, de preferência neutros.
Momento do banho
Como nesse início, ele ainda está bem molinho, o indicado é que o deixe enrolado em uma toalha fralda, para mantê-lo aquecido. O banho deve começar pela cabeça, lavando e secando os cabelinhos. É importante um cuidado especial com os ouvidinhos do bebê, para isso, deve-se segurar a cabecinha dele com uma das mãos, usando o dedo médio e o polegar para protegê-lo.
Depois de lavar a cabecinha, é hora de dar atenção às outras partes do corpo. Coloque-o dentro da banheira, ensaboando todas as áreas, sem se esquecer das seguintes regiões:
- As áreas genitais e da fralda.
- As mãos e os pés. Verifique entre os dedos das mãos e pés também.
- As dobras na parte de trás dos joelhos, o pescoço e as coxas.
- O rosto. Se sujeirinhas se acumularam em volta dos olhos, use uma bola de algodão para removê-las.
- Axilas – fiapos de lençóis podem se acumular aqui.
Após finalizar o banho, enrole-o numa toalha macia e seque-o rápido, lembrando que sem esfregar.
Umbigo do recém-nascido
Por acreditar que a região do umbigo do bebê é muito sensível, as mamães têm receio e medo de cuidar dessa área. Porém, tão importante quanto o banho, é o cuidado em limpar essa região para não inflamar e agravar para uma infecção. Após o banho, ou a cada troca de fraldas, separe um cotonete e o umedeça com álcool 70 graus para realizar a limpeza do umbigo.
Não se assuste se seu bebê estiver chorando muito. Ele apenas está estranhando o novo. Tente cantar algumas canções enquanto o banha, as vezes, o simples fato de ouvir sua voz pode acalmá-lo e tornar o banho mais agradável.
Abraços,
Dra. Bruna Sesma Barreto